Maratona de oito horas de futebol encerrou primeira mão dos Quartos-de-final dos Playoffs; Impact vence justamente Crew SC com o seu capitão Patrice Bernier novamente em destaque; Clint Dempsey herói na reviravolta dos Sounders sobre FC Dallas; Defesas foram melhores em Portland, no nulo entre Timbers e Whitecaps FC; Red Bulls vencem no RFK Stadium um DC United demasiado cauteloso; Favoritos a seguir em frente disputam agora a segunda mão em casa.
Portland Timbers 0-0 Vancouver Whitecaps FC
Montreal Impact 2-1 Columbus Crew SC (Patrice Bernier 37' e Johan Venegas 77' | Federico Higuaín 33')
Seattle Sounders FC 2-1 FC Dallas (Andreas Ivanschitz 67' e Clint Dempsey 86' | Fabian Castillo 18')
O capitão dos Impact, Patrice Bernier, voltou a contribuir para um resultado positivo da sua equipa nos Playoffs, depois da sua enorme exibição frente ao Toronto FC na eliminatória anterior. Contudo, foram os Crew SC a inaugurar o marcador perto da meia-hora de jogo, beneficiando de uma infelicidade do adversário. Didier Drogba, ao tentar aliviar de cabeça uma bola bombeada para a sua grande área, coloca-a nos pés de Federico Higuain, que não desperdiça a oferta involuntária. A turma da casa não demorou muito a reagir, e como acima mencionado, fê-lo através do homem que tem vindo a tratar os Playoffs por tu, Bernier. Pontapé de canto batido por Marco Donadel, e o médio de 36 anos a igualar a partida em Montreal. Os anfitriões partiram para cima dos Crew SC, e a recompensa apareceu pelos pés de Johan Venegas, já no quarto-de-hora final. O costa-riquenho roubou a bola a Michael Parkhurst em zona proibida, e seguiu rumo à baliza contrária. Em vez de deixar a bola para Drogba, apostou no remate e ganhou. Desde a sua chegada a Montreal no Verão, Venegas não se tem destacado particularmente, e esta decisão individual pode ser encarada como um marcar de posição aos olhos do plantel e dos adeptos canadianos. Óptima notícia, na medida em que Bernier, Drogba, Piatti e Venegas em bom momento, catapultam os Impact para outra dimensão competitiva, numa altura tão decisiva da temporada. A equipa canadiana foi melhor em largos períodos do jogo, e merecia sair do encontro com um resultado mais confortável. Agora com o golo fora de casa obtido pelos Crew SC, a incerteza da eliminatória viaja até Columbus. Pode ser que da próxima vez, Kei Kamara decida marcar presença, visto que nesta primeira mão, passou completamente à margem do jogo.
Brad Evans não recuperou a tempo de defrontar o FC Dallas, e os Sounders viram-se obrigados a recorrer ao veterano Zach Scott. A sua falta de velocidade, aliada à qualidade excepcional do passe de Mauro Díaz construíram o golo de Fabian Castillo aos 18'. Química perfeita entre os dois criativos mais influentes dos texanos em 2015. O cenário ficou negro para o emblema de Seattle, que tinha agora de tentar contornar uma defensiva liderada pelo melhor defesa da época segundo o PD, Matt Hedges. O técnico Sigi Schmid descobriu finalmente a fórmula aos 62', quando trouxe Nelson Valdez para render Marco Pappa. O avançado paraguaio formou parelha com Obafemi Martins, substituindo Clint Dempsey, que derivou para a faixa esquerda do 4x4x2. Ora foi mesmo através do lado esquerdo que os Sounders conseguiram criar verdadeiras situações de perigo, para infelicidade do lateral jamaicano Je-Vaughn Watson. Gerou-se uma nova dinâmica ofensiva que culminou numa feliz reviravolta para os homens da casa. O austríaco Andreas Ivanschitz empatou cinco minutos após a alteração estratégica, e já na recta final, Dempsey virou herói, como habitual. Livre directo excepcional, sem hipóteses para o guardião Jesse González.
![]() |
usatoday.com |
No Providence Park, uma tarja dos afamados adeptos dos Timbers homenageava Adam Kwarasey, o guarda-redes que se sagrou herói na eliminatória anterior, por ter convertido a grande penalidade decisiva frente ao Sporting KC. Infelizmente, uma gripe afastou o guardião de nacionalidade norueguesa e ganesa de participar no encontro. Surgiu então Jake Gleeson para o seu lugar. O neozelandês não comprometeu, à imagem de quase todas as unidades defensivas em campo. O nulo registado no final dos 90 minutos é um elogio aos processos defensivos de ambos os conjuntos, e também aos guarda-redes. David Ousted, por exemplo, fez por travar a toada ofensiva dos Timbers, da qual Darlington Nagbe foi a estrela mais brilhante. Ousted negou em grande estilo as diversas tentativas de Lucas Melano, Fanendo Adi, Diego Valeri e Maximiliano Urruti, confirmando o seu estatuto de guarda-redes do ano, de acordo com o PD. Apesar do nulo, a partida teve uma boa dose de picante, sendo que os Whitecaps colocam-se agora em boa posição para seguir em frente nos Playoffs.
![]() |
kgmi.com |
A equipa que averbou mais pontos no decurso da Fase Regular, foi a única a vencer fora de casa. Os Red Bulls venceram o DC United no RFK Stadium, graças ao golo solitário de Dax McCarty aos 72'. Começa a ser redundante o acto de salientar o trabalho desenvolvido por Jesse Marsch esta época no que toca à preparação das bolas paradas. Livre exemplarmente batido por Sacha Kljestan, que colecciona nova assistência, tendo desta vez McCarty como destinatário. Golo de cabeça que vem sublinhar uma notável temporada protagonizada pelo trinco dos Red Bulls. O estilo do DC United em campo não surpreendeu, e demonstrou ainda mais pragmatismo do que o costume, com as ausências de Bobby Boswell (principal central), Chris Pontius e Davy Arnaud. A solidez defensiva e a qualidade do guardião Bill Hamid foram quase suficientes para arrancar um empate. Mas terá tido Ben Olsen uma abordagem demasiado cautelosa? Afinal de contas, a sua equipa não acertou com a baliza uma única vez, e no seu estádio. O resultado confere obviamente uma vantagem importante aos Red Bulls, embora todo o cuidado seja pouco. A equipa da capital é conhecida por conquistar resultados à força da sua resiliência, combatividade e índices de trabalho. Nota ainda para a lesão de Damien Perrinelle, que levará Marsch a apostar em Ronald Zubar, central pouco utilizado. Ainda nada está decidido.
QUARTOS-DE-FINAL
![]() |
Soccerway |