Benfica imparável; Fonte do Bastardo regressa à normalidade, com dois triunfos; Vilacondense supera desafios com nota muito positiva; Castêlo e Sp. Espinho atravessam bom momento; Campeonato tem quatro (!) terceiros classificados; Madalena, Sp. Caldas, Vit. Guimarães e Leixões continuam com dificuldades.
Esmoriz 0-3 Benfica
São Mamede 3-1 Leixões
Vit. Guimarães 0-3 Fonte do Bastardo
Vilacondense 3-1 Ac. Espinho
Madalena 0-3 Castêlo da Maia
Sp. Espinho 3-0 Sp. Caldas
6ª JORNADA
Madalena 0-3 Benfica
Vilacondense 3-2 São Mamede
Esmoriz 3-2 Vit. Guimarães
Sp. Espinho 3-1 Leixões
Sp. Caldas 0-3 Fonte do Bastardo
Castêlo da Maia 3-0 Ac. Espinho
Se para uns o bom momento continua, para outros a crise também parece estar para ficar. No primeiro lote, encontra-se de forma bem destacada o Benfica. A equipa de José Jardim não parece ter vontade de baixar a guarda e, de vitória em vitória, vai demonstrando porque é actualmente a melhor equipa de portuguesa. Os encarnados ainda só perderam 2 sets em seis jornadas e este fim-de-semana alcançaram mais duas vitórias confortáveis. Primeiro contra o Esmoriz (16-25, 19-25 e 16-25), equipa que no domingo derrotaria o Vit. Guimarães por 3-2. Depois perante o Atlântico da Madalena (21-25, 15-25 e 15-25). A jogar assim, dificilmente alguém conseguirá travar este Benfica. Mesmo a Fonte do Bastardo, a jogar em casa, falhou nessa missão. Ainda assim, os terceirenses regressaram às vitórias este fim-de-semana, em nova deslocação ao continente. As vítimas foram Vit. Guimarães e Sp. Caldas, duas formações que estão longe de atravessar um bom momento, sendo que ambos os resultados foram alcançados por 0-3.
Quem continua a surpreender é o Vilacondense. A formação nortenha teve este fim-de-semana um excelente desafio para testar a capacidade de superar adversários mais fortes e alcançou uma fantástica vitória perante o São Mamede. Os parciais cifraram-se em 21-25, 25-15, 25-14, 16-25 e 20-18, num encontro disputado até ao último fôlego. Este triunfo só rende 2 pontos aos homens do Ave, é certo, mas traz associada uma vitória moral acrescida, obtida perante um adversário directo na luta pelos objectivos mais importantes do clube (nomeadamente a qualificação para a Divisão de Elite). No sábado, o Vilacondense já havia derrotado a Ac. Espinho por 3-1. Já o São Mamede tinha vencido, pela mesma margem, o Leixões, último classificado do campeonato. A equipa de Matosinhos conseguiu conquistar novo set perante o Sp. Espinho (3-1), ainda assim insuficiente para voltar a conquistar pontos no campeonato. A equipa espinhense teve menos dificuldades ainda para bater o Sp. Caldas (3-0). Os caldenses conseguiram sempre equilibrar a partida durante boa parte dos sets, mas caíam sempre perto do final, momento em que os tigres impuseram toda a sua experiência em campo. Por fim, destaque para a dupla vitória do Castêlo, que desta forma se junta ao vasto lote de terceiros classificados (todos com 12 pontos). Madalena e Ac. Espinho sofreram ambos derrotas por 3-0 perante os maiatos, que continuam a demonstrar boas condições para se candidatarem à Divisão de Elite.
Na estatísticas, Valdir Reis (Vilacondense) é neste momento o melhor pontuador do campeonato, com 95 pontos. Os atletas da Ac. São Mamede Sebastião Alves e Dinis Alves seguem logo a seguir com 76 e 69 pontos, respectivamente. Nos melhores no ataque (em termos de eficácia), Flávio Cruz, que já aqui elogiámos pelas excelentes prestações ao serviço do Castêlo da Maia, tem-se cotado como o melhor com 54,05% de sucesso nas suas acções atacantes. Ivan Kolev (Benfica, com 53,85%) e João José (Fonte do Bastardo, com 53,70%), são 2º e 3º classificados. No bloco, o benfiquista Flávio Soares é o melhor, com uma média de 1,14 pontos de bloco por set. Hélio Sanches (Castêlo da Maia, com 0,86) e João José (Fonte do Bastardo, com 0,83) ainda estão bem distantes do jogador encarnado. No serviço, o inevitável André Lopes, do Benfica, tem uma média de 0,79 pontos de serviço e está em 1º lugar neste ranking. João Simões (Fonte do Bastardo) e Mário Fortes (Vilacondense) seguem no 2º posto, ambos com 0,50. Por fim, na recepção, o líbero do Sp. Espinho Hugo Ribeiro tem uma eficácia de 62,50% e está no 1º lugar. O zona 4 do Benfica André Lopes está no 2º posto com 60,27% e Ivo Casas, líbero das águias, tem 55,24% e está no 3º lugar.
![]() |
São Mamede-Leixões | Federação Portuguesa de Voleibol @ Facebook |
PD +
O Vilacondense e o Castêlo da Maia provaram nesta jornada dupla que são fortes candidatos a um papel de destaque nesta edição do campeonato nacional de voleibol. Ocupam o 3º lugar juntamente com Sp. Espinho (que também averbou um duplo triunfo) e São Mamede.
PD -
O Atlântico da Madalena pouco podia fazer perante o Benfica, mas em casa frente o Castêlo exigia-se algo mais. Também mais uma vez, o Sp. Caldas e o Vit. Guimarães, apesar de terem defrontado boas equipas.
CLASSIFICAÇÃO
![]() |
Scoresway |
PRÓXIMA JORNADA (7ª)
![]() |
Scoresway |