Rio Ave, Paços Ferreira e Vitória SC continuam no caminho das vitórias; Tondela e Vizela empatam; Num jogo cheio de emoção e com muitos golos, FC Porto leva a melhor sobre SC Braga; Leixões volta aos triunfos; Benfica voltou a cumprir serviços mínimos; Sporting voltou a vencer com dificuldades; Belenenses empata e deixa-se apanhar pelos encarnados; Casa Pia perde e deixa fugir Académica que bateu o Portimonense; O Nacional continua a sua recuperação ao bater a União Leiria.

16ª JORNADA
1ª Fase, Zona Norte:
Boavista 1-3 Paços Ferreira
Feirense 0-1 Vitória SC
Tondela 2-2 Vizela
Gil Vicente 1-4 Rio Ave
Moreirense 1-3 Leixões
SC Braga 3-4 FC Porto
1ª Fase, Zona Sul:
Benfica 1-0 Oeiras
Casa Pia 2-3 Sacavenense
Académica 2-1 Portimonense
Torreense 0-0 Belenenses
Nacional 2-0 União Leiria
Sporting 3-2 Loures
Após o triunfo da última jornada, o Boavista recebeu agora o Paços Ferreira, saindo derrotado por 1-3. A turma da Mata Real, deslocava-se ao Bessa, com a missão clara de continuar a somar vitórias nesta Zona Norte. E foi isso que aconteceu, num jogo bem disputado, onde o Paços mostrou mais alguma superioridade, e onde o bis de Edu Santos e o golo de Matias deram os 3 pontos à sua equipa. Depois de perder contra o Paços na jornada anterior, o Vitória SC queria voltar ao caminho dos triunfos, e conseguiu-o, ao vencer em Santa Maria da Feira por 0-1. O Feirense, que já tinha vencido em casa o FC Porto, nunca facilitou a vida ao conjunto orientado por Tozé Mendes, mas acabou por não conseguir resistir, apesar de ter vendido cara a derrota. Triunfo importante para os vimaranenses, que seguem no 4º lugar, na perseguição a FC Porto e Paços Ferreira. Tondela e Vizela dividiram os pontos, ao empatarem a 2 golos, num jogo muito equilibrado no Nandufe. Jogo marcado por uma enorme entrega e luta dos jogadores de ambas as equipas, que aqui e ali foram conseguindo os seus momentos de superioridade. De salientar uma grande penalidade defendida pelo guardião do Tondela. No final o resultado foi justo, dado o equilíbrio existente entre os dois conjuntos.
![]() |
Facebook CDTondela-Formação |
Na deslocação a Barcelos, o Rio Ave não teve grande dificuldade em vencer o Gil Vicente. O líder desta Zona Norte, segue o seu caminho de vitórias, mantendo os 4 pontos de vantagem sobre o 2º classificado Paços Ferreira. Pedro Graça, Pedro Matos, Tiago André e Vitória foram os marcadores de serviço dos vilacondenses nesta vitória por 1-4. O Leixões acabou com uma série de 6 derrotas seguidas, ao vencer fora o Moreirense por 1-3. Os visitantes foram quem entrou melhor e foram para o intervalo a vencer por 0-1, graças a um golo de Pinho aos 25’. No reinício do jogo a equipa de Moreira de Cónegos empatou o jogo, mas aos 60', Ivan voltou a dar vantagem à equipa de Matosinhos. Poucos minutos depois, Ivan bisou, na conversão de um livre directo, fechando assim as contas do jogo. No jogo "grande" da jornada, o FC Porto na sua deslocação ao terreno do SC Braga, foi mais feliz, vencendo por 3-4. Os bracarenses entraram fortíssimos no jogo, e logo no 1', Xadas com um bom remate à entrada da área colocava a sua equipa em vantagem. A primeira parte jogava-se ao um grande ritmo, com ambas as equipas sempre em busca do golo, e aos 34', numa excelente arrancada de Rui Pedro, este cruzou para o 2º poste, onde apareceu Luís Mata a empatar a partida. O intervalo estava mesmo a chegar, quando numa bola aliviada pela defesa portista, na sequência de um pontapé de canto, apareceu Lucas com um excelente pontapé a levar a sua equipa em vantagem para o intervalo. O jogo continuou equilibrado no 2º tempo, e aos 66', Diogo Queirós empatou a partida, ao aparecer oportuno a finalizar depois de um pontapé de canto. Aos 75', Didi aproveitou bem uma desatenção da defensiva do FC Porto e fez o 3-2 para o SC Braga. Mas a vantagem da equipa da casa durou pouco, porque cerca de 4 minutos depois, Diogo Costa bateu longo para Rui Pedro, este isolou-se e voltou assim a empatar o jogo para a sua equipa. Nos últimos minutos da partida o triunfo podia cair para qualquer lado, e foram os forasteiros a serem felizes, aos 87', Rui Pedro rematou forte para um defesa incompleta de Velho, com Bruno Costa a aparecer na recarga a fazer o 4-3 final. Grande jogo de futebol, com um resultado que coloca o SC Braga praticamente fora dos 4 primeiros lugares, pois está já a 8 pontos do rival Vitória SC.
![]() |
scbraga.pt |
Na partida que abriu esta 16ª Jornada, o Benfica voltou a vencer novamente por 1-0, desta feita o Oeiras, no Seixal. A equipa de João Tralhão não teve vida fácil contra uma corajosa e aguerrida equipa do Oeiras, mas um golo de José Gomes, ainda no 1º tempo, valeu a 8ª vitória seguida do Benfica, que tem neste momento os mesmos pontos do Belenenses, seu adversário da próxima jornada. O Sacavenense foi a Pina Manique surpreender o Casa Pia, vencendo por 2-3. O até então "lanterna vermelha" conseguiu regressar aos triunfos e logo contra um dos candidatos ao 4º lugar. O Casa Pia com este dois resultados menos positivos, tem já menos 3 pontos que a Académica, e tentará regressar à vitória já na próxima ronda, na sua deslocação difícil ao campo do Oeiras. A Académica, vai para o seu 3º triunfo seguido, vencendo agora o Portimonense por 2-1, isolando-se assim no 4º lugar. Num jogo com duas boas equipas, onde a incerteza no resultado se verificou até final, a turma de Coimbra foi mais forte, ficando assim com os 3 pontos, graças aos golos de André Vidigal e Hugo Oliveira. O Portimonense, apesar da boa imagem que tem deixado nas últimas partida, leva já 4 derrotas seguidas, continuando a cair na tabela classificativa.
![]() |
Facebook AAC |
O Belenenses empatou sem golos na visita a Torres Vedras, estando agora com os mesmos pontos do Benfica, seu próximo adversário. A partida começou equilibrada, com o Torreense a anular as principais armas da turma do Restelo nos minutos iniciais de jogo. Aos 33', balde de água fria para a equipa da casa, que viu Joshua ser expulso por vermelho directo. A partir daí só deu Belenenses, com a equipa de Torres Vedras a tentar sair em rápidas transições para o ataque. Mas a frieza no momento de finalizar que os jovens do Belenenses têm demonstrado até aqui, neste jogo não se observou, pelo que até final, todas as oportunidades criadas não foram concretizadas da melhor maneira. Acabou o jogo com 0-0 no marcador, um resultado que não era o pretendido pela equipa de José Sousa, que terá um derbí com o Benfica já na próxima jornada. Na Madeira, o Nacional levou a melhor sobre a União Leiria, vencendo por 2-0, e leva já 4 jogos seguidos sem perder. A equipa da casa entrou muito bem em campo, e aos 17', num remate de longe protagonizado por Aires, já se adiantavam no marcador. Aos 32', João Pedro Silva, fez o 2-0, ao marcar bem uma grande penalidade. No 2º tempo o Nacional tentou gerir o resultado, com os leirienses em busca de marcar um golo que os relançasse na partida. Mas o resultado não mais se alterou, e os 3 pontos pertenceram ao conjunto insular.
![]() |
belenensesjovem.com |
O Sporting segue o seu caminho da invencibilidade, vencendo desta feita na Academia de Alcochete, o Loures, por 3-2. A equipa verde e branca iniciou muito bem o jogo, e desde cedo revelou as suas intenções de somar mais 3 pontos. Foi então, que aos 10', num excelente golo de João Mendes, o Sporting fez o 1-0. Contudo, praticamente na resposta, Ivan conseguiu empatar a partida a favor da sua equipa. A equipa da casa reagiu, e tentou voltar de novo à liderança do marcador, mas foram os visitantes quem voltou a marcar. Aos 30', num rápido contra-ataque, Varela aproveitou uma desatenção da defensiva leonina para fazer o 1-2 a favor do Loures. Mas a turma de Tiago Fernandes não demorou para reagir, e cerca de 4 minutos depois, na sequência de um livre, Ronaldo Tavares desviou a bola de cabeça, para Bubacar Djaló fazer o 2-2, e levar o jogo empatado para o intervalo. Na 2ª parte, o Sporting entrou decidido a virar a partida, e conseguiu-o aos 63', num lançamento rápido de Gil Santos para Ronaldo Tavares, com este a assistir Francisco Sousa, para o 3-2. O Sporting teve mais algumas ocasiões para aumentar a sua vantagem, mas não mais o conseguiu. O Loures apesar de estar a perder também nunca baixou os braços e tentou criar dificuldades na equipa leonina até final. Triunfo justo, do líder da prova, que leva já 14 vitórias seguidas.
![]() |
sporting.pt |
PD+
O FC Porto merece nota de destaque, esteve por 3 vezes em desvantagem, numa difícil deslocação a Braga, e conseguiu acabar vencedor, o que demonstra bem a qualidade e capacidade de sofrimento da sua equipa. O Leixões que vinha já de 6 derrotas seguidas, voltou a vencer, e afasta-se assim de Moreirense e Tondela. O Sacavenense também tem nota muito positiva, venceu no terreno do Casa Pia, e saiu assim do último lugar. Está perto das equipas imediatamente acima na tabela, e somar pontos é agora o mais importante. A Académica distanciou-se do Casa Pia e isola-se no 4º lugar, numa luta que parece ser a 2 até final, mas que tem o Nacional à espreita.
PD-
O Vizela vai já em 5 jogos sem vencer. Empatou agora no terreno do último classificado e irá medir forças com o Gil Vicente, que também leva já 3 derrotas seguidas, num jogo onde ambas as equipas querem somar os 3 pontos. O Casa Pia somou uma derrota em casa com o Sacavenense. Se na ronda anterior já tinha sido apanhado pela Académica, fruto do empate com o Loures, voltou agora a perder pontos com uma das equipas do fundo da tabela. O Oeiras também vive uma das piores fases da época, são já 7 jogos sem vencer, dos quais 5 são derrotas. Segue-se agora um teste com o Casa Pia, onde ambas as equipas estão proibidas de perder. O Belenenses, que jogou durante praticamente 1 hora com mais um elemento em campo, não conseguiu mais que um empate no terreno do Torreense. Um resultado algo inesperado, para uma das melhores equipas do campeonato, que tem agora os mesmos pontos do Benfica, o seu próximo adversário.
CLASSIFICAÇÃO | 1ª FASE | ZONA NORTE
![]() |
soccerway |
CLASSIFICAÇÃO | 1ª FASE | ZONA SUL
![]() |
soccerway |
PRÓXIMA JORNADA (17ª)
![]() |
FPF |