Vitória SC vence derbí do Minho em Braga; Rio Ave "despacha" Paços Ferreira; 3 empates nos restantes jogos da Zona Norte; FC Porto e Gil Vicente jogam a 6 janeiro; Benfica goleia Casa Pia e Académica Sacavenense; Sporting mantém registo de invencibilidade ao bater o Oeiras; União Leiria derrota Belenenses; Portimonense regressa às vitórias em Torres Vedras.

18ª JORNADA
1ª Fase, Zona Norte:
Boavista 1-1 Vizela
SC Braga 2-4 Vitória SC
Tondela 1-1 Leixões
Moreirense 2-2 Feirense
Rio Ave 4-1 Paços Ferreira
Gil Vicente-FC Porto (adiado para 06/01/2016)
1ª Fase, Zona Sul:
Benfica 5-1 Casa Pia
Nacional 1-1 Loures (jogado a 14/11/2015)
União Leiria 1-0 Belenenses
Académica 3-0 Sacavenense
Torreense 1-2 Portimonense
Sporting 2-0 Oeiras
No Bessa, Boavista e Vizela, não foram além de um empate a 1 golo, pelo que ambas as equipas se mantêm em igualdade pontual na tabela classificativa. Numa partida bastante equilibrada e sem muitas chances de golo, foi a equipa da casa quem se adiantou no marcador. Contudo, um golo de João André, já no decorrer da 2ª parte, restabeleceu a igualdade com que terminou a partida. Num dos jogos com maior impacto da jornada, o Vitória SC deslocou-se ao terreno do rival SC Braga para vencer por 4-2 e deixar os bracarenses já praticamente sem hipóteses de chegar à fase de Apuramento Campeão. Um início fortíssimo dos visitantes ditou praticamente as contas da partida. Biró inaugurou o marcador aos 16', e Hélder Ferreira fez o 0-2 aos 29'. Ainda no 1º tempo, Rui Gomes assinou o 0-3, que deixava a equipa da casa em sérias dificuldades. No 2º tempo o SC Braga entrou com vontade de inverter o rumo dos acontecimentos, mas não converteu as oportunidades de que dispôs e Gaspar fez mesmo o 4º golo dos vimaranenses na partida. Nos 10 minutos finais do jogo, Leandro e Xadas ainda reduziram, mas já foi tarde para tentarem sonhar com outro resultado.
![]() |
scbraga.pt |
Tondela e Leixões, empataram no Nandufe e continuam na sua luta para tentarem somar o máximo de pontos possíveis. Xico Leão abriu o activo, já no decorrer do 2º tempo, aos 50'. O Leixões nunca deixou de tentar o empate, que acabou por chegar, aos 80', por intermédio de Nassur. Empate justo, que traduz bem a equivalência de valor entre as duas formações. Moreirense e Feirense empataram a 2 golos, um resultado que serve mais à equipa da casa que aos forasteiros. O Feirense vinha de dois desaires nas rondas anteriores, e queria inverter essa tendência, mas nunca conseguiu fazer valer o seu ascendente sobre a equipa de Moreira de Cónegos e a divisão de pontos acabou por ser um resultado justo. Numa tarde chuvosa em Vila do Conde, o Rio Ave protagonizou uma excelente exibição e bateu o Paços Ferreira por 4-1. O 1º golo do jogo chegou cedo, com Pedro Matos a marcar aos 6'. Cerca de 10 minutos depois, na sequência de uma grande penalidade, Vitó aumentava a vantagem dos vilacondenses para 2-0. O jogo corria de feição para o Rio Ave, que ainda antes do intervalo faria o 3-0, com Manuel Namora a ser o marcador de serviço. No 2º tempo o Paços Ferreira conseguiu reduzir a sua desvantagem, mas o domínio da equipa da casa manteve-se até final, com Manuel Namora a bisar na partida, já depois dos 90', na conversão de um livre directo.
![]() |
rioavefc.pt |
O Benfica continua a sua onda de triunfos, goleando agora no Seixal o Casa Pia por 5-1, o que agrava ainda mais a crise de resultados dos visitantes. Desde cedo os jovens encarnados assumiram o comando do jogo, e aos 30' minutos já venciam por 3-0, em virtude dos golos apontados por Zidane Banjaqui (21'), Gonçalo Rodrigues (25') e José Gomes (26'). Fábio Jorge reduziu para a turma de Pina Manique, na conversão de uma grande penalidade e deu alguma esperança à sua equipa para o que restava do jogo. Mas no 2º tempo o Benfica voltou a entrar muito bem na partida, com Zidane Banjaqui e José Gomes a bisarem e a fixarem assim o resultado final, apesar das oportunidades que tiveram para o aumentar até final. Nacional e Loures, anteciparam o jogo da 18ª jornada para 14 Novembro e nesse jogo dividiram os pontos com um empate a 1. Os insulares adiantaram-se no marcador, mas não conseguiram ampliar a sua vantagem, permitindo ao Loures acreditar e chegar assim ao empate.
![]() |
Facebook SLB-Formação |
O Belenenses vai no 3º jogo seguido sem vencer, tendo agora saído derrotado em Leiria por 1-0. No 1º tempo a formação da União Leiria teve o maior ascendente sobre o seu adversário, mas o intervalo chegou com 0-0 no marcador. Poucos minutos depois do recomeço de jogo, Calila fez um grande golo, colocando a sua equipa a vencer por 1-0 e dando alguma justiça ao marcador. A partir daí foi a turma do Restelo que tentou mais chegar ao golo, mas sem o sucesso desejado, pelo que os 3 pontos ficaram mesmo em Leiria. A Académica continua na sua onda vitoriosa, somando já a 5ª seguida, ao bater em casa o Sacavenense por 3-0. Numa partida praticamente de sentido único, foi a equipa de Coimbra quem conseguiu demonstrar um maior ascendente, marcando por 3 vezes, com Diogo Castro, João David e Pedro Fatia a serem os marcadores de serviço. Com este triunfo a Académica continua a isolar-se cada vez mais no 4º lugar, tendo já 8 pontos de vantagem sobre o Casa Pia e está cada vez mais próxima do 3º lugar.
![]() |
Facebook União Leiria |
O Portimonense, depois de 5 derrotas seguidas, foi agora vencer no terreno do Torreense por 1-2. Num jogo entre duas equipas que vinham de uma série muito negativa de resultados, e onde a vitória poderia cair para qualquer um dos lados, os 3 pontos sorriram à equipa algarvia. O Torreense aumentou para 8 o número de jogos sem vencer, e irá tentar inverter essa tendência já no próximo jogo diante do Loures. O Sporting somou a sua 16ª vitória seguida na prova, ao bater na Academia de Alcochete o Oeiras, por 2-0, num jogo bastante complicado. O Oeiras entrou muito concentrado em jogo, com uma excelente organização defensiva, e conseguiu evitar que a equipa da casa marcasse no 1º tempo, pelo que o jogo foi para intervalo com um nulo no marcador. O Sporting entrou bem para a 2ª parte, decido a marcar, e aos 58', num remate forte de Gil Santos foi inaugurado o marcador. O Oeiras tentou reagir, mas foram os "Leões" quem voltou a marcar, já em tempo de compensação, com o juvenil David Tavares a ser o autor do tento leonino.
![]() |
record.pt |
PD+
O Vitória SC merece claramente uma nota de destaque, bateu o seu maior rival fora de portas, deixando-o praticamente fora do Apuramento Campeão. O Rio Ave goleou uma das melhores equipas desta Zona Norte, mostrando porque se encontra neste momento no topo da tabela. A União Leiria merece também nota positiva, venceu o Belenenses, que está a atravessar uma fase menos boa, mas isso não tira o mérito aos leirienses, que obtiveram 3 preciosos pontos. Benfica e Sporting continuam as suas séries de vitórias, e irão defrontar-se na próxima ronda, num jogo que promete ser intenso e de grande qualidade a todos os níveis.
PD-
O SC Braga, que vinha de uma 2ª volta de excelente nível, caiu em casa aos pés do rival Vitória SC. Apesar de a sua fraca campanha na 1ª volta ser a responsável pelo seu não apuramento, esta derrota vem deixar os bracarense quase de fora do Apuramento Campeão. O Casa Pia segue a sua fase menos boa, foi goleado pelo Benfica, e está já a 8 pontos da Académica, pelo que terá uma tarefa muito complicada para seguir em frente. O Belenenses, que este durante muito tempo empatado com o Sporting no 1º lugar, voltou a perder, estando neste momento na 3ª posição, com apenas mais 3 pontos que a Académica. Oeiras e Torreense, continuam afastados das vitórias, estando neste momento com os mesmos pontos, e há 9 e 8 jogos sem vencer, respectivamente.
CLASSIFICAÇÃO | 1ª FASE | ZONA NORTE
![]() |
soccerway |
CLASSIFICAÇÃO | 1ª FASE | ZONA SUL
![]() |
soccerway |
PRÓXIMA JORNADA (19ª)
![]() |
FPF |