Verdadeiro volte-face no mercado de Janeiro. José Sá e Marega, guarda-redes e avançado do Marítimo, respectivamente, assinaram hoje pelo FC Porto por cinco épocas e meia, após terem estado, alegadamente, a um pequeno passo de reforçar o Sporting. A notícia foi esta manhã confirmada pelo site do clube madeirense. Ainda não são conhecidos os valores envolvidos.
PD Depois de Danilo Pereira no início da época, outros dois jogadores do Marítimo optam por integrar o plantel do FC Porto. As notícias da última semana davam conta de uma possível transferência de José Sá e Moussa Marega para o Sporting, mas os dois jogadores e o clube madeirense acabaram por optar pela proposta azul e branca. Porém, a notícia até acaba por nem surpreender, se tivermos em conta que há largos meses que Sporting e Marítimo cortaram relações institucionais. Assim, seria sempre de difícil concretização um negócio entre os dois emblemas, pelo que não é descabido acreditar que as notícias que veiculavam um possível negócio entre leões de Alvalade e leões do Funchal seriam meramente especulativas.
Quanto aos intervenientes, ficam algumas dúvidas relativamente às suas mais-valias no plantel azul e branco. José Sá é um jovem guarda-redes (23 anos), com qualidade e que deu nas vistas no último Europeu de Sub-21, onde Portugal foi vice-campeão. Ágil entre os postes e com bons reflexos, é um jogador promissor e que tem tudo para ser um dos guardiões das redes da Selecção Nacional na próxima década. Contudo, o negócio acaba por ser pouco proveitoso para o atleta. O FC Porto está bem servido de guarda-redes, todos experientes, pelo que José Sá pouco ou nada irá jogar a curto/ médio prazo. Casillas, tem mais um ano e meio de contrato, Hélton está aí para as curvas e o mexicano Raul Gudiño também tem mostrado boas credenciais na equipa B dos dragões. A menos que um dos três saia do plantel portista na próxima temporada, prevê-se que Sá não aguente muito tempo sem jogar (algo que seria prejudicial para a sua evolução) e será, com grande probabilidade, emprestado para que possa ter minutos.
Quanto ao maliano Moussa Marega, trata-se de um jogador interessante, mas em relação ao qual também temos dúvidas sobre as possibilidades de triunfar no Dragão. Ingressou no Marítimo no mercado de Inverno da época passada, proveniente do Espérance de Tunis, e cedo começou a render. Em 16 jogos fez 8 golos (seis deles nas últimas 5 jornadas do campeonato) e deixou água na boca para esta época. Em 2015/2016 leva 18 partidas e 7 golos. Apesar de ser ponta-de-lança de origem, é um jogador que gosta de descair para as alas e fazer uso da sua velocidade para aproveitar os espaços e atacar a baliza adversária. Tem dado nas vistas contra os grandes, causando sempre alguns desequilíbrios nas defesas contrárias (já marcou ao FC Porto e ao Benfica). Chega ao FC Porto para lutar pela titularidade com Aboubakar e Suk, ao que tudo indica. É provavelmente o mais móvel dos três e não deverá, à primeira vista, ter muitas dificuldades em encaixar no modelo táctico de José Peseiro, uma vez que no Marítimo já actuou tanto num 4x3x3 (sozinho na frente) como em 4x4x2 (com outro ponta-de-lança ao lado). Fica ainda assim a desconfiança sobre a real influência que poderá ter na equipa nesta fase da época e atendendo a que está longe de ser um jogador de topo. Tem algumas lacunas evidentes ao nível técnico e táctico que José Peseiro terá de se encarregar de suprimir caso queira ter aqui um jogador de confiança.
![]() |
sabado.pt |