Depois do triunfo contra o FC Porto, o Sporting deslocou-se ao terreno do Paços Ferreira, saindo derrotado por 2-1; O FC Porto estreou-se a vencer nesta 2ª Fase, ao bater em casa o Vitória SC; Também o Belenenses conquistou o seu 1º triunfo, derrotando o Rio Ave, no Restelo; O Benfica regressou também às vitórias, vencendo em casa a Académica; Na luta pela manutenção, SC Braga distanciou-se na liderança a Norte e Nacional a Sul.
2ª Fase, Apuramento Campeão:
Paços Ferreira 2-1 Sporting
Belenenses 2-0 Rio Ave
FC Porto 2-1 Vitória SC
Benfica 1-0 Académica
2ª Fase, Manutenção/Descida Norte:
Boavista 1-1 Feirense
Leixões 3-3 Tondela
Moreirense 1-0 Vizela
SC Braga 2-1 Gil Vicente
2ª Fase, Manutenção/Descida Sul:
Oeiras 0-0 Torreense
Casa Pia 2-3 Nacional
Portimonense 0-0 Loures
União Leiria 3-3 Sacavenense
Depois da moralizante vitória da passada semana, diante do rival FC Porto, o Sporting deslocou-se a Paços Ferreira, mas desta feita foi a equipa pacense quem fez a festa. O jogo começou bastante intenso e muito dividido, com as duas equipas a arriscarem pouco, no sentido de perceberem quais as intenções do adversário. Foi então que aos 15', na primeira vez que o Paços chegou perto da baliza leonina, inaugurou o marcador. Pontapé de canto batido largo por Roger para João Batista, este cabeceia a bola para dentro da área, onde aparece Tiago Serralheiro, muito rápido e sem qualquer oposição a desviar a bola de Pedro Silva. A partir daqui os comandados de Tiago Fernandes tentaram acelerar um pouco o seu jogo, mas as iniciativas que criavam esbarravam sempre na boa organização defensiva da equipa da casa, chegando assim o intervalo com 1-0. Logo no recomeço de jogo, novo balde de água fria para o Sporting. Novo pontapé de canto, agora batido por André Sousa, com Ronaldo Tavares a desviar ligeiramente a bola e a colocá-la dentro da própria baliza. Com novo golo sofrido, os "Leões" foram em busca de alterar o resultado, mas apenas conseguiram reduzir, por intermédio de Guilherme Ramos, numa cabeçada após livre cobrado por Pedro Empis. Já em tempo de compensação Aya Diouf viu o cartão vermelho directo, por travar uma jogada perigosa do adversário. Triunfo da equipa de Vasco Seabra, que foi extremamente eficaz e soube manter sempre a sua boa organização defensiva. O Belenenses, que vinha de uma derrota em Guimarães, conseguiu agora ser mais forte, batendo o Rio Ave, em casa, por 2-0. Os comandados de José Sousa, tinham pela frente uma equipa extremamente motivada pela vitória contra o Benfica da 1ª jornada. Mas nem por isso a equipa azul do Restelo se inibiu, e desde cedo foi em busca do golo. O equilíbrio foi nota dominante do 1º tempo, com o 0-0 a ser o resultado que se verificava ao intervalo. Na 2ª parte foi o Belenenses a entrar melhor, com João Gomes a inaugurar o marcador. O Rio Ave foi em busca do empate, tendo uma oportunidade soberana para empatar numa grande penalidade que não conseguiu converter. Como quem não marca, arrisca-se a sofrer, e o 2º golo da equipa lisboeta chegou, por intermédio de Bernardo Dias. Triunfo justo do Belenenses, que somou os seus primeiros 3 pontos nesta fase da prova.
![]() |
Facebook "Os Belenenses" |
FC Porto e Vitória SC, vinham de dois resultados distintos, contra equipas da capital. E se por um lado os portistas tinham sido goleados pelo Sporting, por outro os vimaranenses tinham vencido o Belenenses. Neste jogo, no Olival, foram os jovens "Dragões" quem saiu por cima. A partida começou bastante equilibrada, com a equipa de António Folha a tentar gerir a posse da bola, com o Vitória a jogar mais na expectativa, lançando rápidos contra-ataques que só tinham em vista a baliza de Diogo Costa. Aos 23', surgiu o 1º golo do jogo, e foi para a equipa visitante, na sequência de um pontapé de canto, Nuno Gonçalves subiu mais alto que toda a gente e cabeceou muito bem para golo. Poucos minutos depois os vimaranenses poderiam ter aumentado a sua vantagem, mas uma boa defesa de Diogo Costa, manteve o resultado inalterado. Mas ainda no 1º tempo, aos 40', o FC Porto chegou ao empate, depois de uma boa jogada de Luís Mata pela esquerda, este cruzou para a área, onde apareceu Chidera Ezeh a cabecear muito bem para o empate. No 2º tempo, a equipa da casa entrou mais forte, indo em busca de novo golo, que acabou mesmo por chegar aos 64'. André Mesquita arrancou bem pela esquerda, tirou o cruzamento, e Rui Pedro aproveitou bem uma defesa incompleta de Filipe Dinis, para fazer o 2-1. A partir daí foi o Vitória SC, quem assumiu uma postura mais dominante no jogo, mas o resultado já não se iria alterar. Depois da derrota em Vila do Conde, o Benfica voltou aos triunfos, ao vencer no Seixal a Académica pela margem mínima. O jogo começou muito animado, com as duas equipas a criarem perigo junto das balizas adversárias. Mas com o passar do tempo, a turma benfiquista começou a controlar mais o jogo, jogando mais no meio-campo dos "Estudantes". E foi mesmo no final do 1º tempo, aos 41', na sequência de um pontapé de canto batido por João Filipe, que apareceu Diogo Mendes a desviar de cabeça para o 1-0. A 2ª parte começou com um Benfica mais forte a tentar o golo da tranquilidade que tardava em aparecer. Com o passar do tempo o rumo do jogo inverteu-se, com a Académica a ficar por cima nos minutos finais do encontro, mas o marcador não se voltou a alterar, com a equipa de João Tralhão a somar os 3 pontos.
![]() |
record.xl.pt |
No Bessa, Boavista e Feirense não foram além de um empate a 1 golo. Depois de ter sido a única equipa a vencer na 1ª Jornada, o Boavista não conseguiu amealhar os 3 pontos em casa, tendo pela frente uma equipa muito combativa do Feirense, que após ter arrancado um empate contra o SC Braga, volta a empatar contra um adversário bastante difícil. Na Bataria, Leixões e Tondela protagonizaram um dos jogos mais animados da jornada, empatando 3-3. Sob muita chuva e vento forte, os golos só apareceram na 2ª parte do jogo. Moamed abriu o activo para o Tondela, os 49', mas cerca de 2 minutos depois, Nassur empatou para a equipa de Matosinhos. Ricardo Mangas, emprestado pelo Benfica, voltou a adiantar os tondelenses, aos 62', mas o Leixões conseguiu responder por Bernardo Martins aos 71'. Cerca de 10 minutos depois, a história voltou a repetir-se, com Hugo Neto, também ele vindo dos encarnados por empréstimo, a colocar de novo o Tondela na frente. Mas a 5 minutos dos 90', Francisco Pedro marcou, fazendo assim o resultado final. O Moreirense, recebeu e bateu o Vizela, pela margem mínima, distanciando-se assim do seu adversário. A turma de Moreira de Cónegos entrou bem nesta 2ª Fase, e conseguiu agora vencer em casa o Vizela, somando assim 4 pontos em duas partidas, na tentativa de fugir à despromoção. Os vizelenses, continuam a sua crise de resultados e vão já no seu 13º jogo sem conhecer o sabor da vitória. O SC Braga continua a confirmar o seu estatuto de melhor equipa desta série, batendo o Gil Vicente por 2-1, e leva já 5 pontos de vantagem na liderança desta Zona Norte. O jogo começou praticamente com um golo dos gilistas, por intermédio de Bruno Miguel. A partir daí o jogo foi de sentido único, com os bracarenses a arriscarem muito e a conseguirem algumas ocasiões para marcar. Contudo o jogo foi para o intervalo com 1-0 a favor do Gil Vicente. Na 2ª parte a toada da partida manteve-se e logo no recomeço de jogo, 5 minutos iniciais muito fortes da turma de João Tomé, valeram 2 golos, da autoria de Diogo Izata e Bruno Xadas. Até final, a equipa da casa ainda dispôs de algumas ocasiões para aumentar a sua vantagem, mas o resultado não mais se alterou.
![]() |
scbraga.pt |
Na Zona Sul, assistiram-se a 3 empates, dois deles sem golos. O Oeiras, que vinha de uma goleada sofrida perante o Sacavenense, empatou sem golos contra o Torreense. Ambas as equipas vinham de derrotas na jornada anterior, e entravam para este jogo a tentar fugir da zona de despromoção. Apesar de haverem bons valores de ambos os lados, o equilíbrio foi a nota dominante na partida, sem nenhum conjunto conseguir marcar e levar assim os desejados 3 pontos. Em Pina Manique, num jogo entre duas das três equipas empatadas no topo da classificação, o Nacional levou a melhor sobre o Casa Pia, isolando-se assim na liderança. João Marna foi o 1º a marcar em Lisboa, dando vantagem aos insulares, mas a resposta do Casa Pia não demorou, empatando assim o jogo. Mas a turma madeirense soube reagir da melhor maneira, e Afonso voltou a adiantar os visitantes. Contudo o Casa Pia voltaria a empatar o jogo, numa conversão com sucesso de uma grande penalidade. O jogo continuava a jogar-se a um bom ritmo, com a vitória a a poder cair para qualquer um dos lados, e acabou por ser o Nacional a equipa mais feliz, com Guilherme Faria a marcar o 2-3 final. Em Portimão, Portimonense e Loures dividiram os pontos, empatando 0-0. A equipa algarvia tarde em regressar aos bons resultados, empatando em casa contra um dos seus adversários directos. O Loures, que até foi a equipa que teve mais oportunidades de golo, segue com dois empates nesta 2ª Fase, e está 1 ponto acima da linha de água. A União Leiria recebeu o Sacavenense, empatando a 3 bolas, e perdendo assim vantagem na luta pelo 1º lugar. Depois do empate na jornada anterior em Loures, a equipa leiriense queria voltar aos triunfos para manter a corrida pelo 1º lugar desta Zona Sul, mas apanhou pela frente uma equipa bastante confiante e com um bom futebol que proporcionou um bom jogo desta ronda. Os 3 golos para cada lado traduzem bem aquilo que foi a partida, com o empate a ser o resultado mais justo.
![]() |
Facebook União Leiria |
PD+
O Paços Ferreira é claramente o destaque mais positivo da ronda. Venceu o Sporting, um dos principais favoritos à conquista final, em casa, e com golos num dos momentos de jogo que a equipa leonina se sente mais à vontade, as bolas paradas. FC Porto e Benfica estrearam-se a vencer nesta fase, tendo de se aplicar bastante para bater Vitória SC e Académica, respectivamente. O SC Braga venceu o Gil Vicente, e segue na liderança isolada da Zona Norte de Manutenção/Descida. Os bracarenses levam 5 pontos de avanço do 2º classificado desta zona, uma vantagem muito confortável par aquele que é o principal objectivo da equipa neste momento. A Sul, o Nacional foi a única equipa que conseguiu arrecadar os 3 pontos, fugindo assim aos seus adversários, e isolando-se no comando da série.
O Paços Ferreira é claramente o destaque mais positivo da ronda. Venceu o Sporting, um dos principais favoritos à conquista final, em casa, e com golos num dos momentos de jogo que a equipa leonina se sente mais à vontade, as bolas paradas. FC Porto e Benfica estrearam-se a vencer nesta fase, tendo de se aplicar bastante para bater Vitória SC e Académica, respectivamente. O SC Braga venceu o Gil Vicente, e segue na liderança isolada da Zona Norte de Manutenção/Descida. Os bracarenses levam 5 pontos de avanço do 2º classificado desta zona, uma vantagem muito confortável par aquele que é o principal objectivo da equipa neste momento. A Sul, o Nacional foi a única equipa que conseguiu arrecadar os 3 pontos, fugindo assim aos seus adversários, e isolando-se no comando da série.
PD-
Sem tirar o mérito ao Paços Ferreira, o Sporting vacilou em momentos que não é habitual, revelando depois alguma incapacidade para conseguir tirar algo mais do jogo. O equilíbrio entre as várias equipas é notório na tabela, e a luta pelo título será até ao fim. O Vizela foi derrotado pelo Moreirense, estando neste momento há 13 jogos sem vencer. Foi ultrapassado pelo seu adversário, mas está apenas a 3 pontos do 5º lugar, pelo que ainda irá a tempo de inverter a tendência. Oeiras e Portimonense perderam boas oportunidades para somarem mais alguns pontos, empatando contra dois adversários que estão muito próximos na luta pela manutenção.
Sem tirar o mérito ao Paços Ferreira, o Sporting vacilou em momentos que não é habitual, revelando depois alguma incapacidade para conseguir tirar algo mais do jogo. O equilíbrio entre as várias equipas é notório na tabela, e a luta pelo título será até ao fim. O Vizela foi derrotado pelo Moreirense, estando neste momento há 13 jogos sem vencer. Foi ultrapassado pelo seu adversário, mas está apenas a 3 pontos do 5º lugar, pelo que ainda irá a tempo de inverter a tendência. Oeiras e Portimonense perderam boas oportunidades para somarem mais alguns pontos, empatando contra dois adversários que estão muito próximos na luta pela manutenção.
CLASSIFICAÇÃO | 2ª FASE | APURAMENTO CAMPEÃO
![]() |
zerozero |
CLASSIFICAÇÃO | 2ª FASE | MANUTENÇÃO/DESCIDA NORTE
![]() |
zerozero |
CLASSIFICAÇÃO | 2ª FASE | MANUTENÇÃO/DESCIDA SUL
![]() |
zerozero |
PRÓXIMA JORNADA (3ª)
![]() |
FPF |