Na derradeira partida do Grupo 5 da Ronda de Elite de acesso ao Euro-2016, do Azerbaijão, Portugal bateu a anfitriã Croácia por 4-2; Portugal já tinha assegurado o 1º lugar do grupo, mas fez o pleno, conseguindo 9 pontos; A fase final do Euro-2016, será disputada no próximo mês de Maio, entre os dias 5 e 21.
RONDA DE ELITE | SUB-17 | GRUPO 5 | 3ª JORNADA
Croácia 2-4 Portugal (Dario Špikić 35' e Duje Javorčić 47' pen | Mickael Almeida 27', Mesaque Djú 31' e 69' e João Filipe 54' pen)
País de Gales 0-1 Suécia (Alexander Isak 69')
Já com a qualificação para o Euro-2016 adquirida, os comandados de Hélio Sousa, entravam agora em campo no Stadion Aldo Drosina, em Pula, para enfrentarem a anfitriã deste Grupo 5, a Croácia. Tal como nas duas partidas anteriores, foi a equipa das quinas quem começou com a iniciativa do jogo. Sempre com mais bola e com um jogo mais fluído e de maior qualidade na circulação, a equipa portuguesa foi quem conseguiu chegar com mais perigo junto da baliza adversária, na período inicial da partida. Foi então que Mickael Almeida inaugurou o marcador, aos 27', ao responder da melhor maneira a um cruzamento de Diogo Dalot. A equipa lusa não diminuiu o seu ritmo de jogo, e poucos minutos depois, João Filipe arrancou bem pela esquerda e serviu Mesaque Djú, para este se estrear a marcar nesta Ronda de Elite. Os croatas responderam da melhor forma, e a 5 minutos do intervalo, reduziram a sua desvantagem, graças a um golo de Špikić, após boa combinação com Javorčić. O jogo ia assim para intervalo com Portugal a liderar, mas pela margem mínima, o que colocava ainda alguma incerteza quanto ao resultado final. O 2º tempo começou com uma equipa croata mais agressiva e com vontade de chegar ao empate, que acabou mesmo por chegar aos 47'. Luís Silva cometeu a grande penalidade por mão na bola, e na conversão, Javorčić conseguiu enganar bem o guardião Luís Maximiano. Portugal procurou reagir de pronto, e poucos minutos depois beneficiou também de uma grande penalidade, que castigou uma falta de Lišnić sobre João Filipe. No confronto com Dominik Kotarski, o próprio extremo não tremeu e voltou a dar a liderança à equipa nacional. Esse golo afectou particularmente a Croácia, que a partir daí, se limitou quase só a defender as investidas de Portugal, que acabaram por resultar no bis de Mesaque Djú, aos 69', a culminar uma grande arrancada do atacante. Nos últimos 10 minutos da partida os croatas ainda tentaram esboçar uma reacção, mas o resultado final não iria sofrer alterações. Mais uma vitória justa da equipa de Hélio Sousa, que consegue fazer os 9 pontos no Grupo 5, depois de 3 triunfos, e volta assim a marcar presença num Campeonato da Europa da categoria, 2 anos depois. A Suécia bateu o País de Gales pela margem mínima, num jogo de extremo equilíbrio e permite assim aos suecos ficarem com 6 pontos e avançarem para o Euro-2016. Os galeses ficaram na 3ª posição do grupo com 3 pontos, e a Croácia na última sem qualquer ponto conseguido.
![]() |
FPF |
Croácia: Dominik Kotarski, David Colina, Bruno Budalic (cap.), Mihael Briški, Marko Gjira (Hrvoje Babec, 41'), Dario Špikic, Duje Javorcic, Sandro Kulenovic, Josip Rakic (Tom Alen Tolic, 60'), Filip Lišnic e Mario Cuže (Tomislav Kneževic, 59')
Suplente não utilizado: Hrvoje Ilic.
Disciplina: cartão amarelo a Mario Cuže (53') e Sandro Kulenovic (66').
Suplente não utilizado: Hrvoje Ilic.
Disciplina: cartão amarelo a Mario Cuže (53') e Sandro Kulenovic (66').
Portugal: Luís Maximiano, Diogo Dalot (Gedson Fernandes, 73'), Luís Silva, Diogo Leite, Thierry Correia (Nuno Santos, 77'), Miguel Luís (cap.), Domingos Quina, João Lameira, João Filipe, Mesaque Dju e Mickael Almeida (José Gomes, 68').
Suplentes não utilizados: Diogo Costa, Diogo Queirós, Rúben Vinagre e Florentino Luís.
Disciplina: cartão amarelo a Domingos Quina (25').