A Fórmula 1 regressa à Europa este
fim-de-semana para o Grande Prémio de Espanha, em Barcelona.
Como o circuito mais usado para os testes de pré-temporada, a pista tem
poucas surpresas para pilotos e equipas. A pista caracteriza-se por ser
exigente, uma vez que é preciso um carro bastante equilibrado para ser
competitivo. Forte carga aerodinâmica é prioridade, com muitas curvas de alta
velocidade, tal como aderência mecânica, para as curvas lentas, e boa velocidade
de ponta para a grande reta da meta. O vento também gosta de se fazer sentir
nesta zona da Catalunha, com fortes e imprevisíveis rajadas a deixar pilotos e
mecânicos “à procura do Norte” na tentativa de descobrir a melhor afinação
possível para os seus carros.
A pista é particularmente
abrasiva, quer pelo piso, quer pelas suas características. Por isso, a Pirelli
escolheu os compostos mais duros para o Grande Prémio.
A grande notícia da semana e novidade para o Grande Prémio foi a troca
de lugares entre Max Verstappen e Daniil Kvyat. Numa decisão polémica, a
Red Bull decidiu trocar os pilotos, com Kvyat a ser “despromovido” para a Toro
Rosso, enquanto que Verstappen sobe de posto para a Red Bull. Verstappen tem
agora uma oportunidade de mostrar serviço contra um colega de equipa mais
experiente e consagrado, já Daniel Ricciardo vai ter de mostrar ao “novato” que
não se deixa intimidar facilmente. Já Kvyat vai ter de mostrar no paddock que esta despromoção não o vai
afetar e que todo o seu potencial é mais do que suficiente para o levar, de
novo, a uma equipa da frente.
Quem deve estar ansioso que comece este Grande Prémio deve ser Lewis
Hamilton. O campeão do mundo em título ainda não teve uma corrida “limpa”
este ano e espera que os ares europeus lhe tragam a sorte que ele tanto
precisa. Hamilton estará sob pressão este Grande Prémio se quer manter a
esperança em alcançar o 4º título da carreira, numa pista onde o colega de
equipa é tradicionalmente mais competitivo. Rosberg está em grande forma e com 43 pontos de vantagem, com Hamilton
a precisar de melhorar imenso e de ter um pouco de sorte para que Rosberg perca
essa vantagem.
A Ferrari também entra
pressionada em Espanha, principalmente o chefe de equipa, Maurizio Arrivabene,
que foi avisado pelo presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, que pretende que
a equipa regresse às vitórias já em Barcelona. Este aviso serve também para os
pilotos, principalmente Vettel, que se tem envolvido em incidentes nas últimas
corridas, com e sem culpa. A equipa italiana
esperava melhores resultados neste início de época e tem receio que com o
desenrolar da temporada a Mercedes ganhe ainda mais vantagem.
As restantes equipas levam
melhorias, como habitual, para a primeira corrida disputada em solo europeu,
com a McLaren e a Force India a trazerem uma versão quase “B-spec” dos seus
chassis.
A qualificação irá acontecer
no próximo sábado às 13h00 e a corrida no domingo à mesma hora.
DADOS DA PISTA
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formula1.com |
PÓDIO 2015
1º Nico Rosberg, Mercedes
2º Lewis Hamilton, Mercedes
3º Sebastian Vettel, Ferrari