"Empate de transições" entre Thun e St. Gallen; Basileia não facilita e vence Zurique; Grasshoppers vence pela margem mínima e impede Lugano de se mexer do fundo; Luzern rouba 3 pontos cruciais para o Vaduz em Liechtenstein; Sion impõe-se em casa frente ao vice-líder.
Thun 2-2 St. Gallen (Schirinzi 28' pen e Rojas 89' | Bunjaku 31' e Aleksic 63')
Zurique 2-3 Basileia (Koch 16' e Buff 60' | Delgado 10', Callà 54' e Embolo 88' pen)
Lugano 0-1 Grasshoppers (Caio 79')
Vaduz 1-3 Luzern (Janjatovic 35' | Jantscher 63' pen e Marco Schneuwly 86')
Sion 2-1 Young Boys (Ziegler 10' e Bia 35' | Hoarau 34' pen)
Sem surpresas, a jornada abriu com um empate entre St. Gallen e o Thun. De admirar foi a intensidade, uma partida a um ritmo alto, futebol de ataque e oportunidades para ambos. O Thun entrou melhor e chegou cedo ao golo, mas o St. Gallen já ameaçava e a expulsão de Heidiger facilitou a tarefa aos visitantes. Aleksic voltou a destacar-se, primeiro a assistir Bunjaku para o tento da igualdade e já no decorrer do segundo tempo a carimbar a segunda volta. No entanto, o Thun não baixou os braços e brindou os seus adeptos com uma investida nos minutos finais que garantiu o empate. O campeonato está praticamente "feito" para ambas as equipas, uma vez que dificilmente o Thun chegará a um lugar europeu e o St. Gallen possui uma distância minimamente confortável para o lanterna vermelha.
Em Zurique, não houve misericórdia dos recém-campeões, perante a armada de Hyypia, que precisa urgentemente de pontos. A cumprir calendário e com várias mexidas no onze (quer por lesões, quer por opção técnica), o Basileia desde cedo mostrou a sede de vencer, com o capitão Delgado a marcar de livre direto. O Zurique não se rendeu e apenas cinco minutos volvidos, Koch restabeleceu o empate. Várias foram as oportunidades criadas pelo Basileia, Yanick Brecher foi salvando o que conseguia mas David Callà guardou uma maldade para o segundo tempo. Um chapéu perfeito de fora de área para desespero dos da casa. As emoções não ficariam por aqui, já que Buff mostrou a Delgado que também sabe bater livres. Preparava-se um empate com sabor a vitória para o Zurique, mas Brecher acabou por borrar a pintura. Disparate ao derrubar a novidade do onze Cumart e Embolo, chamado a converter, selou nova vitória do Basileia. Sami Hyypia terá, certamente, na próxima jornada, o maior teste desde que se tornou técnico do Zurique. Receção ao Lugano, em que uma vitória pode afastar o fantasma da descida para 5 pontos.
Com muito mais em jogo, Grasshoppers e Lugano lutavam por realidades bem diferentes nesta partida em que só os 3 pontos interessavam. Com uma primeira parte morna, equilibrada, foi mesmo o Grasshoppers a criar mais perigo, com uma bola ao poste. Dos postes pode queixar-se o Lugano, que a meia hora do final enviou duas bolas consecutivas ao ferro, sem oposição, com o esférico a não entrar miraculosamente. Esta fora a fase de maior ascendente do Lugano na partida, mas a confiança em avançar com a bola acabou por tramar o lanterna vermelha. Perda de bola em fase de construção, Caio aproveita o espaço à entrada da área e remata colocado para o único golo da partida. Vida muito complicada para o Lugano, que não sai do lugar de despromoção e vitória crucial para o Grasshoppers, que assim mantém a distância de dois pontos para o Sion, no 3º lugar. Os gafanhotos de Zurique terão de fazer mais frente ao Luzern, para seguirem firmes no pódio.
De calculadora na mão, o Vaduz entrou para mais um jogo a fazer contas à vida, na luta pela manutenção. Entrada forte dos encarnados de Liechtenstein, com duas belas oportunidades e resguardados na defesa. Aos 35', Janjatovic aproveita um alívio do guardião contrário, que havia saído para um corte incompleto e faz um "golo olímpico", praticamente do meio campo. A motivação seguiu para o segundo tempo, Sadiku deu dois nós em Hyka e quase fazia o segundo. O pior foi a seguir, quando o inconformado Hyka seguia isolado e foi derrubado por Niederhausen, já no interior da área. Expulsão para o lateral suíço, que até havia marcado na jornada anterior. Jantscher empatou a partida e o jogo mudou de figura. Grandes facilidades para o Luzern, que ainda assim só marcou nos últimos cinco minutos, num lance em que fica evidente a rendição do Vaduz, o meio campo a ser todo batido e os defesas a não conseguirem evitar o pior. A turma de Liechtenstein acabou por beneficiar da derrota do Lugano, que assim mantém o lugar logo acima da linha de água.
![]() |
FC Luzern @Facebook |
Num já perspetivado grande embate, o Sion levou a melhor sobre o Young Boys. A demonstração de livres bem batidos na jornada chegou a esta partida, do pé esquerdo de Ziegler, que aos 10' deixou os homens da casa a vencer. O Young Boys quis mostrar porque está na vice-liderança e respondeu à passagem da meia hora, com Hoarau a igualar de grande penalidade. Ainda "festejavam" as abelhas de Berna, já o Sion estava de volta à vantagem. Combinação fantástica entre Konaté e Bia, com o segundo a carimbar o 2-1, que havia de se manter até final. A segunda parte continuou com mais Sion, que se revelou mais próximo de marcar do que sofrer, mas que apanhou um susto nos últimos minutos. Resposta cabal nesta fase da temporada do Sion, que assim se mantém "à perna" do Grasshoppers.
PD +
Basileia, várias mudanças e o resultado do costume, nova vitória; Sion, a coroar a boa fase com uma vitória sobre o também motivado Young Boys.
PD -
Zurique, incapaz de aproveitar a fase relaxada do Basileia para respirar; Vaduz, apesar da boa resposta, continuam os erros que custam bem caro à equipa de Liechtenstein; Lugano, o alerta vermelho continua virado para o seu lado e as exibições não inspiram grande confiança.
GOLO DA JORNADA: Janjatovic (Vaduz)
CLASSIFICAÇÃO
![]() |
Soccerway |
MELHORES MARCADORES
![]() |
Soccerway |
PRÓXIMA JORNADA (33ª)
![]() |
Soccerway |