Nos dois jogos mais decisivos da jornada, tivemos dois empate, o que deixa tudo na mesma para a última jornada, com o FC Porto a empatar no terreno do Benfica e o Sporting a dividir os pontos com o Belenenses; A Académica obteve o seu 1º triunfo ao bater o Rio Ave por 3-1; O Vitória SC foi golear a Paços Ferreira; Boavista e Feirense venceram os seus jogos e continuam na luta pela última vaga pela permanência; SC Braga derrotado em casa pelo Leixões, que assume a liderança; Casa Pia perde em Leiria e confirma descida para a 2ª Divisão; Sacavenense vence derby com o Loures; Oeiras e Nacional dividem pontos e garantem permanência.
13ª JORNADA
2ª Fase, Apuramento Campeão:
Belenenses 0-0 Sporting
Académica 3-1 Rio Ave
Benfica 1-1 FC Porto
Paços Ferreira 0-3 Vitória SC
2ª Fase, Manutenção/Descida Norte:
Boavista 6-0 Vizela
SC Braga 2-3 Leixões
Moreirense 3-3 Tondela
Gil Vicente 2-4 Feirense
2ª Fase, Manutenção/Descida Sul:
Oeiras 1-1 Nacional
União Leiria 3-2 Casa Pia
Portimonense 1-0 Torreense
Sacavenense 1-0 Loures
Nulo no marcador entre Belenenses e Sporting, num jogo disputado em casa emprestada por parte da equipa de Belém, e onde os verdes e brancos foram sempre quem teve mais caudal ofensivo, mas com a equipa da casa a ter a melhor oportunidade de golo. Os comandados de Tiago Fernandes entraram decididos a conseguir os 3 pontos, e logos aos 10' o inevitável Ronaldo Tavares introduziu a bola na baliza de Tiago Martins, mas o árbitro assistente assinalou um fora-de-jogo ao ponta de lança leonino. No 4º duelo da temporada entre as duas formações, o conhecimento mútuo era notório, mas observava-se um Sporting mais controlador e com mais bola a tentar chegar a zonas de finalização, mas tendo sempre muita dificuldade face à boa organização e capacidade de defender da equipa contrária. Chegou assim o intervalo, sem praticamente nenhum lance claro de golo. No 2º tempo a equipa de José Sousa entrou mais atrevida, mas rapidamente os "Leões" voltaram a assumir o controle do jogo. O Sporting tentava através de vários cruzamentos, tanto de bola parada como corrida chegar ao golo, mas faltava sempre algum discernimento e clareza nos momentos de alvejar a baliza. Mas a melhor oportunidade de golo foi para o Belenenses, André Franco aproveitou alguma confusão na área verde e branca para realizar um excelente remate ao qual Pedro Silva respondeu com uma defesa brilhante. O jogo terminou assim como 0-0, apesar da maior preponderância ofensiva dos visitantes, que nunca conseguiram materializar esse domínio em oportunidades de golo. Em Coimbra, a Académica conseguiu o seu 1º triunfo nesta 2ª Fase, ao bater o Rio Ave por 3-1. O jogo começou praticamente com um golo dos Estudantes. Logo aos 6', Hugo Oliveira, de grande penalidade, abria o marcador. Os vilacondenses procuraram reagir, mas tudo ficou mais complicado, quando aos 39', o árbitro do encontro assinalou novo castigo máximo a favor da equipa da casa, com Hugo Oliveira a marcar, bisando assim no jogo. No início da 2ª parte, apesar da vantagem, a tarefa ficou complicada para a Académica, ao ficar reduzida a 10 elementos. Mas mesmo com menos um jogador, João David, aos 72', conseguiu fazer o 3-0 para a sua equipa o que a deixava ainda mais confortável no jogo. Tiago Letras, cerca de 5 minutos depois reduziu para o Rio Ave, mas o marcador não se voltou a alterar até final, num dos jogos menos bem conseguidos da equipa de Pedro Cunha.
![]() |
belenensesjovem.com |
O FC Porto foi empatar a Seixal, por 1-1 diante do Benfica, segurando assim o 1º lugar, e dependendo apenas de si para revalidar o título de campeão nacional na próxima jornada. O encontro iniciou-se com os jovens "Dragões" ao ataque. Logo aos 7', João Cardoso com um excelente remate, obrigou Ivan Zlobin a ter de se aplicar para evitar o 1º golo do encontro. A partir daí o encontro foi-se equilibrado, com os portistas a apostarem mais num jogo de posse e a equipa benfiquista a tentar explorar as transições rápidas para o ataque, mas o resto da 1ª parte disputou-se praticamente a meio-campo, com as duas equipas a não conseguirem importunar os guardiões adversários. O 0-0 ao intervalo era um resultado que traduzia bem o que se tinha passado em campo. No 2º tempo assistimos a um Benfica mais rápido, com processos bastante simples, mas que ia chegando com perigo à baliza de Mouhamed. Foi então que aos 60', num bom lance pela esquerda, Pedro Amaral cruzou para a cabeça de Bruno Lourenço, este permitiu a defesa do guardião Mouhamed, mas na recarga Tiago Dias inaugurou o marcador. Estava feito o 1-0, que premiava a boa entrada da equipa de João Tralhão no 2º tempo. Mas não muito demorou para que se assistisse à reacção dos comandados de António Folha, e cerca de 11 minutos depois, Ayoub passou bem para Moreto Cassamá, que com um excelente remate à entrada da área, empatou de novo o jogo. Depois do golo do empate, assistiu-se de novo a um Benfica mais perigo, diante de uma turma azul e branca que procurava guardar o empate que tinha conseguido. Tiago Dias ainda esteve perto de bisar, mas Mouhamed voltou a negar o golo ao avançado. Terminou assim o jogo com uma igualdade a 1, um resultado que deixou os portistas satisfeitos face ao empate do Sporting. Na Mata Real, o Paços Ferreira voltou a perder, saindo derrotado pelo Vitória SC, por 3-0. Num piso bastante molhado pela chuva que se fez sentir, os vimaranenses foram quem entrou melhor e Bence Biró, de cabeça, após cruzamento de Carlos Rocha, inaugurou o marcador aos 6'. O Paços tentou reagir, mas esta não era a sua tarde, e aos 15', Matheus Clemente fez o 0-2, o que dificultava bastante a tarefa dos pacenses. Ainda no 1º tempo, Bence Biró conseguiu bisar na partida, responde novamente de cabeça a um cruzamento, mas desta vez da direita por parte de Alexandre Pinto. Já no 2º tempo, o avançado húngaro esteve perto de fazer o seu 3º golo, mas enviou a bola ao poste da baliza de Nico. Ainda se registaram lances de perigo para as duas equipas mas o resultado não mais se alterou. Com esta vitória, a equipa de Guimarães iguala o Rio Ave em termos pontuais.
fcporto.pt |
O Boavista recebeu e goleou o já despromovido Vizela por 6-0. A precisar de pontos, a equipa do Bessa não deu qualquer hipótese aos seus adversários, mostrando toda a sua superioridade desde o início. Esta foi uma importante vitória para uma equipa que não depende só de si para conseguir a manutenção. O Leixões foi vencer a Braga por 3-2, assegurando assim a manutenção e assumindo o 1º lugar da Zona Norte. Num jogo bastante animado, os golos só apareceram no 2º tempo. Leandro Antunes inaugurou o marcador a favor dos bracarense, logo aos 48'. Mas uma grande resposta da equipa de Matosinhos, fez com que o marcador virasse para 1-3, graças aos bis de Francisco Pedro, e ao tento de Nassur. Leandro Antunes ainda reduziria para a equipa da casa, mas no final foram os visitantes a festejar. O Moreirense recebeu e empatou com o Tondela, garantindo assim a permanência, face à vantagem no confronto com o Boavista. Num jogo onde se esperava um triunfo da equipa de Moreira de Cónegos, os tondelenses, mesmo despromovidos, não facilitaram a tarefa dos seus adversários, e conseguiram o 3º jogo seguido sem perder. O Feirense também segue a sua recta final positiva, tendo vencido em Barcelos, o Gil Vicente por 2-4. A formação de Santa Maria da Feira vai na sua 3ª vitória em 4 jogos, e está apenas dependente de si própria para conseguir a manutenção, caso consiga vencer o Moreirense na derradeira ronda.
![]() |
Facebook Feirense |
Em caso de empate, Oeiras e Nacional celebrariam a manutenção, e foi isso que aconteceu. Guilherme Faria fez o 1-0 para os madeirense, ainda no 1º tempo, mas a equipa do Oeiras conseguiu empatar, já na 2ª parte, na conversão de uma grande penalidade. No final, as duas equipas festejaram a permanência, com o Casa Pia a descer automaticamente. Mesmo assim a equipa de Pina Manique, foi perder ao terreno da União Leiria por 3-2. Já com uma tarefa praticamente impossível para se manter na 1ª Divisão, o Casa Pia viu confirmada a descida ao perder em Leiria. A equipa da casa regressou aos triunfos, mantendo-se no 1º lugar desta Zona Sul. No duelo entre despromovidos, o Portimonense recebeu e bateu o Torreense, distanciando-se do seu adversário. Os algarvios conseguiram vencer pela margem mínima, e somam assim o seu 2º triunfo seguido na prova. No derby do concelho de Loures, já com as duas equipas com a manutenção assegurada, o Sacavenense recebeu e bateu o rival Loures por 1-0. A equipa de Sacavém fez valer o factor casa, e num jogo de extremo equilíbrio conseguiu ser feliz, obtendo a sua 3ª vitória seguida, de uma série já de 10 jogos sem conhecer o sabor da derrota.
![]() |
Facebook Oeiras |
PD+
Num jogo onde esteve a perder, o FC Porto conseguiu empatar no Seixal, diante do Benfica, e beneficiar do resultado do Sporting para levar a decisão do título para a sua casa num jogo contra o Belenenses. Também a Académica merece destaque, por conseguiu a sua 1ª vitória nesta 2ª Fase, ao fim de 13 jornadas. Na luta pela manutenção, Leixões e Moreirense conseguiram carimbar a permanência, juntando-se a Gil Vicente e SC Braga apesar de Boavista e Feirense terem vencido as suas partidas. A decisão de quem se irá manter está adiada para a última jornada. A Sul, Oeiras e Nacional também festejaram a manutenção, ao empatarem a 1 golo.
PD-
O Sporting não conseguiu aproveitar o deslize do FC Porto no terreno do Benfica, e apesar de jogar em casa com a Académica na próxima jornada, pode ver os portistas a sagrarem-se campeões em casa de triunfo. O Paços Ferreira continua a sua série negra, somando a 5ª derrota seguida de uma série de 8 jogos sem vencer. O Rio Ave vai também para 4 jogos sem conhecer a vitória, tendo sido alcançado por Vitória SC na classificação. Na luta pela manutenção, Casa Pia juntou-se a Portimonense e Torreense no lote de equipas despromovidas a Sul. Os "Gansos" chegaram a estar nos primeiros lugares da tabela na 1ª Fase, mas uma 2ª Fase desastrosa não permitiram à equipa garantir a manutenção.
CLASSIFICAÇÃO | 2ª FASE | APURAMENTO CAMPEÃO
![]() |
zerozero |
CLASSIFICAÇÃO | 2ª FASE | MANUTENÇÃO/DESCIDA NORTE
![]() |
zerozero |
CLASSIFICAÇÃO | 2ª FASE | MANUTENÇÃO/DESCIDA SUL
![]() |
zerozero |
PRÓXIMA JORNADA (14ª)
![]() |
FPF |
![]() |
FPF |