Pela primeira vez um português chega à terceira ronda de Wimbledon. João Sousa continua a fazer história para Portugal. O vimarenense venceu o norte-americano Dennis Novikov e vai agora defrontar Vesely.
A vitória de João Sousa, esta quinta-feira, sobre o norte-americano Dennis Novikov representou um novo marco na história do ténis português. Aliás, praticamente todos os grandes feitos do ténis nacional tiveram como protagonista o tenista vimarenense. Pela primeira vez um luso vai disputar a terceira ronda do torneio de Wimbledon.
Em boa verdade, Sousa esteve às portas da terceira ronda Inglaterra mas nunca conseguiu ultrapassar a barreira da segunda ronda. Esta quinta-feira, finalmente, conseguiu dar o passo que faltava. "Estou muito contente com mais uma vitória frente a um bom jogador", disse o português depois de vencer por 6-4, 6-4, 3-6 e 6-4.
O português precisou de quatro sets para ultrapassar o 145º da hierarquia mundial, após ter eliminador Dmitry Tursunov na primeira ronda. Sousa foi consistente, impondo-se no fundo do court. O norte-americano apenas conseguiu equilibrar a balança no terceiro set mas no quarto o português, uma vez mais, revelou-se forte demais.
"Penso que joguei a um nível muito bom. Fui superior em grande parte do encontro. Soube aproveitar as minhas oportunidades e no quarto set servi para fechar o encontro", analisou o português, que agora vai defrontar pela primeira vez Jiri Vesely. O checo, 64º do ranking ATP, surpreendeu ao eliminar de Wimbledon o austríaco Dominic Thiem: 7-6(4), 7-6(5) e 7-6(3).
O jogo entre Sousa e Vesely terá lugar este sábado. Apesar de Sousa estar melhor posicionado no ranking ATP, prevê-se um jogo muito equilibrado. Vesely, 22 anos, é um valor proeminente do ténis mundial, tendo conquistado o torneio de Auckland, em 2015, e perdido a final de Bucareste no mesmo ano. Esta será a primeira vez que os tenistas se defrontam.
Em relação aos outros jogos, destaque para o triunfo de Andy Murray sobre Yen-Hsun Lu (6-3, 6-2 e 6-1) e de Kei Nishikori diante Julien Benneteau (4-6, 6-4, 6-4 e 6-2). Mais espectacular foi o triunfo de Grigor Dimitrov contra Gilles Simon: 6-3, 7-6(1), 4-6 e 6-4. O talentoso russo procurar recuperar a confiança numa carreira que tem sido irregular. Dimitrov vai agora defrontar Steve Johson.
![]() |
Grigor Dimitrov ultrapassou Gilles Simon e quer deixar para trás os maus resultados (Foto: Indianaexpress) |